IAPD

Associação Inter-religiosa para a Paz e o Desenvolvimento

A UPF sustenta que qualquer estratégia bem-sucedida para a paz deve levar em conta a dimensão espiritual de nossa identidade, experiência e interações humanas. Com base nessa visão de mundo, a UPF criou a Associação Inter-religiosa para a Paz e o Desenvolvimento como uma organização parceira da Associação Internacional de Parlamentares pela Paz. Por meio do diálogo inter-religioso e da troca de pontos de vista entre as religiões do mundo e as organizações religiosas, o terrorismo, o extremismo violento e os males do mundo podem ser abordados de forma proativa. Os líderes religiosos estão bem situados para lidar com as preocupações baseadas na comunidade e podem desempenhar um papel significativo na reconciliação e na construção de uma cultura de paz. Devido à sua autoridade moral e ênfase nos direitos humanos com base no princípio de que somos uma família criada por Deus, os líderes religiosos podem ajudar a reconstruir sociedades divididas e auxiliar nos serviços humanitários para aliviar a fome, as doenças e os traumas causados pela violência e pela guerra. As religiões do mundo e as organizações baseadas na fé podem fornecer um conjunto único de recursos valiosos para a conquista de um mundo justo e pacífico.

 

Resolução Inaugural da IAPD

De 10 a 14 de novembro de 2017, no Lotte Hotel World Seoul, Coreia do Sul

Como participantes da Conferência de Liderança Inter-religiosa patrocinada pela Federação Universal da Paz e pela Conferência de Liderança do Clero Americano de 10 a 14 de novembro de 2017, com foco no tema "Enfrentando os desafios críticos de nosso tempo: O Papel e a Responsabilidade dos Líderes Religiosos e das Organizações Baseadas na Fé", afirmamos o papel único e essencial que as religiões são chamadas a desempenhar na criação de um mundo de paz duradoura, um mundo no qual pessoas de todas as nacionalidades, etnias, raças, culturas e visões de mundo possam viver juntas em respeito mútuo, harmonia e cooperação, como uma família sob Deus.

Ao longo dos tempos, a religião tem servido como um guia para a humanidade, conduzindo-nos das trevas para a luz, estabelecendo os fundamentos da moralidade e fornecendo uma visão da boa sociedade. Os ensinamentos e as escrituras das grandes tradições religiosas são os maiores tesouros da humanidade. Nós os desonramos por nossa conta e risco.

Também reconhecemos que as pessoas de cada uma de nossas religiões ficaram aquém e não conseguiram incorporar os ideais universais que são defendidos em nossas tradições. A religião, com muita frequência, deu origem a conflitos.

Decidimos superar as tendências divisórias que surgiram dentro da religião e trabalhar para promover o diálogo, o respeito mútuo e a cooperação para que possamos trabalhar de forma mais eficaz para resolver os desafios críticos de nosso tempo, incluindo a pobreza, a fome, a injustiça, a degradação ambiental, a desestruturação familiar, a corrupção, o conflito e a violência.

As religiões não só devem cooperar entre si - cristãs, muçulmanas, judias, hindus, budistas, sikhs, jainistas e outras - como também devem trabalhar em conjunto com os líderes dos governos, da sociedade civil e do setor privado, como parceiros para a construção do mundo idealizado por nossos fundadores, nossos antepassados e, na verdade, por todas as pessoas;

Aplaudimos a liderança do Dr. Hak Ja Han Moon e de seu falecido marido, o Rev. Sun Myung Moon, por sua visão e trabalho ao longo de muitas décadas para estabelecer uma família sob Deus. Neste dia, 13 de novembro de 2017, endossamos a proposta de estabelecer uma nova associação inter-religiosa, conhecida provisoriamente como Associação Inter-religiosa para a Paz e o Desenvolvimento.

Histórico e Propósito do IAPD

De acordo com os fundadores da UPF, a paz mundial só poderá ser alcançada quando os esforços dos líderes políticos do mundo forem complementados pela sabedoria e pelos esforços dos líderes religiosos. O mundo tem se voltado cada vez mais para pontos de vista de natureza materialista e secular, perdendo de vista a profunda sabedoria que pode ser encontrada na herança espiritual da humanidade. A UPF sustenta que qualquer estratégia bem-sucedida para a paz deve levar em conta a dimensão espiritual de nossa identidade, experiência e interações humanas.

Além disso, por meio do diálogo inter-religioso e da troca de pontos de vista entre as várias religiões do mundo, as questões religiosas podem ser abordadas diretamente para resolver as crises decorrentes do terrorismo, da violência e do extremismo religioso. As sociedades religiosas também estão bem situadas para lidar com preocupações baseadas na comunidade; elas podem ser mais eficazes na solução de conflitos relacionados à justiça e ao estado de direito. Devido à sua autoridade moral e ênfase nos direitos humanos e na dignidade humana, elas também podem desempenhar um papel fundamental na reconstrução de sociedades destruídas e oferecer serviços humanitários para aliviar a fome, as doenças e os traumas causados pela guerra. O trabalho conjunto de todas as religiões fará com que a religião volte a ser relevante nos assuntosbcotidianos da humanidade.

Lançamento da Associação Inter-religiosa para a Paz e o Desenvolvimento (IAPD)

Na conclusão da Conferência de Liderança Inter-religiosa de 2017 (13 de novembro de 2017), mais de 400 delegados, incluindo líderes de organizações religiosas e grupos baseados na fé, parlamentares, acadêmicos e outros líderes, representando mais de 60 nações, decidiram unanimemente formar a SIP como uma nova associação internacional de líderes religiosos dedicada a promover a paz mundial. 

Nessa ocasião histórica, o Dr. Thomas G. Walsh, presidente da UPF International, foi o moderador. O Dr. Michael Jenkins, copresidente nacional do ACLC, leu a declaração feita pelo cofundador da UPF, Rev. Dr. Sun Myung Moon em 18 de agosto de 2000, na qual ele pediu a criação de um conselho inter-religioso nas Nações Unidas. 

As orações inter-religiosas foram oferecidas pelo Bispo Jesse Edwards, membro da diretoria executiva da ACLC (EUA), pelo Ven. Pramahaboonthin Taosiri, presidente da Sociedade Budista Tailandesa da Suécia, e pelo Dr. Imam Umer Ahmed Ilyasi, imã chefe da All India Imam Organization, Índia.

Programas e desenvolvimento do IAPD

Em 2018, as convenções inaugurais foram realizadas em seis continentes ao redor do mundo. A IAPD reuniu líderes religiosos líderes religiosos globais e explorou a profunda sabedoria encontrada na herança espiritual da humanidade. Os líderes religiosos Os líderes religiosos e as organizações baseadas na fé fornecem a bússola moral para lidar com os problemas sociais da sociedade contemporânea - abuso e exploração sexual, crime, fome, terrorismo e muito mais.

Os líderes religiosos e as organizações baseadas na fé estão em uma posição única para influenciar o pensamento, mobilizar a autoridade moral e ser modelos a serem seguidos por outras pessoas. Principalmente, os líderes religiosos e as organizações baseadas na fé podem ajudar a aumentar a conscientização e fornecer orientação moral. Ao reunir as diferentes religiões e trabalhar em conjunto para o bem comum, a IAPD está na vanguarda de uma revolução da cultura do coração e do amor filial e ajuda a inaugurar um mundo de paz e felicidade duradouras.
Em 2018, o IAPD se expandiu e se desenvolveu como um projeto da UPF. A organização recém-formada se concentrou inicialmente na criação de uma estrutura internacional alinhada com os princípios de boa governança e prática ética. Dois líderes religiosos líderes religiosos serão selecionados para atuar como copresidentes internacionais da IAPD, juntamente com 13 copresidentes regionais da IAPD representando as seguintes regiões designadas: África, Ásia, Canadá, América Central e Caribe, Eurásia, Europa, Região da Grande China, Japão, Coreia, Oriente Médio, América do Norte, Oceania e América do Sul.

Conclusão

A IAPD aproveita a boa vontade e a sabedoria das religiões e das organizações religiosas que são chamadas a desempenhar um papel único e essencial na criação de um mundo de paz duradoura, um mundo no qual pessoas de todas as nacionalidades, etnias, raças, culturas e visões de mundo são chamadas a viver juntas em respeito mútuo, harmonia e cooperação. A cofundadora da UPF, Dra. Hak Ja Han Moon, descreve o mundo ideal como "Uma Família Sob Deus" e, ensinando pelo exemplo, diz que o caminho para essa sociedade é através de pessoas que levam uma vida de amor verdadeiro e vivem para o bem dos outros.